Palestrantes

Alex Mendonça Bôa é formado em Tecnologia e Mídias Digitais com ênfase em Design de Interfaces pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro da Coordenação do Programa SciELO / FAPESP (www.scielo.br). Desde 2009 é responsável pelo treinamento e apoio aos periódicos que utilizam os sistemas de submissão online oferecidos pelo Programa SciELO - SciELO Submission e ScholarOne.









Arianna Becerril García é Mestre em Ciências da Computação pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, campus Ciudad de México e doutoranda em Ciências da Computação pela mesma instituição. Engenheira da Computação pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEM). Conta com a certificação Sun Certified Programmer for the Java 2 Platform, bem como SQL de ORACLE 9i. É Professora com dedicação exclusiva na UAEM. Atualmente ocupa a função de Diretoria de Sistemas e Tecnologias de Informação do Sistema de Informação Científica Redalyc (www.redalyc.org). É integrante do Laboratório de Cienciometria do Redalyc – Fractal, cofundadora da Red Mexicana de Repositorios Institucionales (REMERI) e membro do Conselho Assessor Internacional do Doaj (Directory of Open Access Journals). Sua produção inclui artigos científicos sobre os temas de bibliometria, projeto e desenvolvimento de repositórios de metadados, padrões de interoperabilidade, engenharia do conhecimento, acesso aberto, comunicação científica, entre outros. Tem apresentado trabalhos em mais de quinze congressos internacionais, assim como tem oferecido diversos cursos, conferências e eventos de âmbito nacional.



Gustavo E. Fischman é professor titular no Mary Lou Fulton Teacher’s College da Arizona State University, nos EUA, pesquisador do Public Knowledge Project e coordenador da área Comunidades de Pesquisa, Conhecimento Público e Democracia da FLACSO, Rio de Janeiro, Brasil. Suas áreas de especialização são Educação Comparada e estudos de políticas científicas e educacionais. Gustavo E. Fischman nasceu em Buenos Aires, Argentina, onde obteve sua Licenciatura em Educação na Universidad de Buenos Aires. Completou seu doutorado em ciências sociais e educação comparada na University of California, Los Angeles. Seu trabalho se centra em compreender e melhorar os processos de intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores e possíveis usuários, como outros estudiosos, profissionais, administradores responsáveis pela formulação de políticas e o público em geral. Suas pesquisas contribuem na implementação de modelos de acesso aberto para as comunicações científicas e para a compreensão da educação e da pesquisa em educação como bens públicos. Dr. Fischman tem mais de 100 publicações científicas e foi professor convidado em vários programas de pós-graduação na Europa e na América Latina. Em 2013, foi eleito membro da Academia Internacional de Educação. Ademais, colabora em vários comitês editoriais e é editor-chefe do Education Policy Analisis Archives / Aquivos Analíticos de Políticas Educativas e co-editor de Education Review/Reseñas Educativas.




José Octavio Alonso-Gamboa é bacharel em Geografia e maestro em Bibliotecologia e Ciências da Informação pela Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM), obtendo menção honorífica em ambos graus. Ele tem trabalhado no desenvolvimento de bases de dados especializadas em revistas acadêmicas latino-americanas, bem como no desenho e aplicação de critérios para a avaliação de revistas. Tem sido coordenador de livros sobre as revistas científicas ibero-americanas, bem como autor de artigos publicados em revistas especializadas. Ele tem dado mais de 70 palestras em eventos nacionais e internacionais. Ele desempenhou um papel de liderança no desenvolvimento do sistema de informação LATINDEX (www.latindex.org), formado por 23 países. É coordenador geral de LATINDEX desde 2005 participando na aquisição de financiamento de organizações nacionais e internacionais, bem como na organização de seminários para editores científicos. Atualmente trabalha no Departamento de Bibliografia Latino-americana da Direção Geral de Bibliotecas da UNAM. Contato: oalonso [at] unam.mx.




Ronnie Fagundes de Brito é Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Mídia e Conhecimento na Educação e Acessibilidade. Atualmente é tecnologista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, atuando na promoção de ferramentas para o acesso aberto e gestão da informação científica. Mais informações em https://orcid.org/0000-0002-3979-603X.




Simone Faury Dib é mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, convênio UFRJ/IBICT (2013). Possui especialização em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE (2003) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é Bibliotecária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e atua no Núcleo de Processos Técnicos da Rede Siirus - Rede Bibliotecas UERJ, onde desenvolve produtos e projetos institucionais na área da Informação, como também é uma das responsáveis pelo gerenciamento do processo que envolve a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (BDTD/UERJ). Ministra palestras e treinamentos para os bibliotecários e a comunidade acadêmica da Universidade.